Saiba com o score de crédito influencia no financiamento.
Voltar para o blog

Saiba com o score de crédito influencia no financiamento.

Para conseguir uma linha de crédito, é importante ter um score de crédito alto. A pontuação, que é liberada por instituições de proteção ao crédito, oferece uma imagem mais clara de como é o seu perfil como consumidor por meio desses números.

Para ter um bom score de crédito é necessário manter todas as contas em dia. Quanto menores forem os atrasos do pagamento de parcelas ou inadimplência, maior será a sua pontuação junto às bureaus de crédito. Entenda melhor sobre o assunto a seguir.

 

▪️Como funciona o score de crédito?

Antes de mais nada, é importante entender o que é score de crédito e para que ele serve. O score é uma pontuação que vai de zero a mil e funciona como se fosse um termômetro: quanto mais dívidas quitadas e pagamentos feitos em dia, mais próxima de mil estará a sua pontuação.

 

Agora, se houver débitos e atrasos em seu nome, sua pontuação ficará mais próxima de zero. Com isso, os bancos e demais instituições financeiras concluirão que as chances de você se tornar inadimplente são mais altas.

Por essa razão, as instituições financeiras passaram a consultar o score de crédito de seus clientes antes de liberarem o pedido de um financiamento imobiliário ou demais linhas de crédito, como empréstimos pessoais. Essa, inclusive, é uma das razões pelas quais pessoas querem saber como aumentar o score.

 

▪️O que é contabilizado para definir o meu score de crédito?

A renda e os documentos apresentados pela pessoa interessada no empréstimo imobiliário são importantes para estabelecer um bom score de crédito. No entanto, diversos outros fatores também contam para a pontuação final. O histórico de crédito, por exemplo, é integralmente levantado pela instituição financeira.

Os bancos analisam se o cliente possui informações negativas referentes a execuções judiciais ou ações de busca e apreensão emitidas. Até mesmo uma eventual participação em empresas falidas será contabilizada para o resultado final do score de crédito. Os credores não poupam esforços quando o assunto é a segurança em suas operações financeiras.

Outro fator importantíssimo para qualificar um cliente é, sem dúvidas, seu histórico como pagante. Qualquer outra operação realizada no passado com um banco será devidamente analisada e considerada. Caso já tenha pego um empréstimo em que, por qualquer motivo, houve inadimplência em algum momento, o credor saberá.

 

▪️Como faço para aumentar a minha pontuação?

É possível aumentar o score de crédito para comprar um imóvel, por exemplo. A pontuação se altera constantemente ao longo do tempo, sendo possível sair de um score baixíssimo para um alto, em que a aquisição do crédito será facilitada. Quitar as dívidas atrasadas, por exemplo, é o primeiro passo para quem quer saber como aumentar o score.

No geral, os credores preferem clientes que costumam gastar — mas, claro, pagando as contas em dia e sem inadimplência. Nesse sentido, colocar o CPF na nota sempre que for fazer uma compra pode ser uma boa ideia, assim como utilizar mais o cartão de crédito. Ser ativo financeiramente, ou seja, não passar o mês apenas guardando dinheiro, é um fator considerado pelos bancos.

 

▪️ Financiamento com base em seu perfil

Quem tem o score de crédito baixo também pode conseguir financiamentos imobiliários e, também, refinanciamentos. No entanto, não será tão rápido e atrativo quanto para aqueles que possuem pontuação mais alta.

 

▫️Independentemente do seu perfil, a assessoria da Total Imobiliária, te auxilia em todos os passos para você realizar o sonho da casa própria. Faça uma simulação de financiamento conosco.

Outros posts

  1. Programa Casa Verde e Amarela

    Programa Casa Verde e Amarela

    Casa Verde e Amarela é um programa que reúne iniciativas habitacionais do governo federal para ampliar o estoque de moradias e atender as necessidades habitacionais da população. O Casa Verde e Amarel...

  2. Lei sobre acessibilidade nos imóveis

    Lei sobre acessibilidade nos imóveis

    Desde o dia 27 de janeiro de 2020 imóveis novos com um quarto e mais de 35 m² ou de dois ou mais dormitórios com metragem superior a 41 m² já terão que se enquadrar no artigo 58 da Lei Brasileira de I...

  3. Itaú e Banco do Brasil cortam juros de linhas de crédito após a decisão do Copom.

    Itaú e Banco do Brasil cortam juros de linhas de crédito após a decisão do Copom.

    Após o Comitê de Política Monetária (Copom) cortar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano, menor patamar da série histórica, dois grandes bancos acompanharam a decisão e anunciaram reduções...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.

Total Consultoria e Imobiliária

(31) 98883-1191 (31) 3842-9639

Total Consultoria e Imobiliária

(31) 98883-1191